"SEM SONHOS, A VIDA É UMA MANHÃ SEM ORVALHOS, UM CÉU SEM ESTRELAS, UM OCEANO SEM ONDAS, UMA VIDA SEM AVENTURAS, UMA EXISTÊNCIA SEM SENTIDO." (Augusto Cury)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO V


Trabalhando com a disciplina de Arte, o uso das tecnologias fez inicialmente uma colaboração muito expressiva em relação às imagens. Anteriormente eram produzidos materiais com fotocópias ampliadas para disponibilizar a melhor visualização e sua leitura, além do uso importante dos livros. Hoje em partes ainda se utiliza esse material, mas facilita muito a pesquisa na internet devido à diversidade de opções. Não apenas no trabalho com imagens de obras de arte e sim em qualquer tema a ser trabalhado. Além das imagens houve uma integração, com a pesquisa e uso de diversos recursos.
Com o recurso da fotografia e do Kdenlive, pude observar que a tecnologia faz parte da nova “cultura popular”, como ressalta Pedro Demo. Para a produção de trabalhos, os alunos trouxeram câmera fotográfica, pen drive (para a fotografia ou para escolha de música), entre outros recursos. As pessoas têm contato com mp3, televisão, celular, internet e assim trabalham com diversas ações ao mesmo tempo e com linguagens diferentes de som, imagem e texto e isto pode ser aproveitado de maneira pedagógica. Portanto, percebo que devo sempre buscar conhecimentos para acompanhar e também aprender com informações trazidas pelos alunos.
Na EMEF Professor Francisco Solamon, verifico a importância das tecnologias no PP da escola e em nosso dia-a-dia, ou seja, sempre o ATE está sendo utilizado por várias disciplinas e com metodologias diferentes.

Um comentário:

  1. Olá Sineide!

    Que bom que há, na escola, essa preocupação com a integração dos recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir