"SEM SONHOS, A VIDA É UMA MANHÃ SEM ORVALHOS, UM CÉU SEM ESTRELAS, UM OCEANO SEM ONDAS, UMA VIDA SEM AVENTURAS, UMA EXISTÊNCIA SEM SENTIDO." (Augusto Cury)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CONTEÚDOS ÉTNICO-RACIAIS

EMEF PROFESSOR FRANCISCO SOLAMON - 2010

Sala de Arte

Na disciplina de Artes com os 6ºs anos os trabalhos foram iniciados a partir da música “África”, do grupo Palavra Cantada.
  • Apreciação da música;
  • Comentário sobre aspectos observados na música, como: os países e sua localização no mapa da África, o Baobá e outros assuntos relevantes;
  • Canto;
  • Confecção de instrumento musical para acompanhamento da música, o ganzá (com materiais recicláveis);
  • Desenho do Baobá e pintura buscando cena de pôr - do –sol.




       Os 7ºs anos realizaram estudo sobre as máscaras africanas.
  • Estudo das origens, materiais e funções das máscaras;
  • Pesquisa de imagens de máscaras africanas;
  • Pesquisa de imagens sobre tribos da Etiópia que decoram seus corpos com pigmentos naturais, frutos, flores entre outros elementos da natureza;
  • Confecção de máscaras a partir de base utilizando papel e cola sobre balão. Buscando traços, cores e decorações, nas pesquisas realizadas;
  • Leitura dramática do livro “No Palco da Vida” de Cristina Marques.




       Os símbolos adrinkra foram tema de estudo dos 8ºs anos.
  • Estudo das origens, cores e funções dos símbolos adinkra;
  • Pesquisa de imagens, nomes e significados;
  • Confecção de CD decorado a partir dos símbolos;
  • Montagem de tiras decorativas com os CDs confeccionados.

       Para os 9ºs anos que estavam estudando o Cubismo, completou-se o conteúdo com a influência das máscaras africanas para o desenvolvimento deste movimento artístico e mais especificamente nas obras de Pablo Picasso.
  • Pesquisa de imagens de máscaras africanas;
  • Leitura do Livro “O Cabelo de Lelê” de Valéria Belém;
  • Pesquisa de imagens com de cabelos e penteados africanos;
  • Produção artística com máscaras africanas e cabelos ou penteados africanos.



3 comentários:

  1. Só tenho que lhe dar os parabéns! Proporcionar a eles o conhecimento de uma outra cultura, e levá-los a produzir esses trabalhos deve ter sido muito atrativo a eles e também aos nossos olhos... Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seu trabalho é maravilhoso. E seus alunos também estão de parabéns.

    ResponderExcluir