"SEM SONHOS, A VIDA É UMA MANHÃ SEM ORVALHOS, UM CÉU SEM ESTRELAS, UM OCEANO SEM ONDAS, UMA VIDA SEM AVENTURAS, UMA EXISTÊNCIA SEM SENTIDO." (Augusto Cury)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

JERRY UELSMANN

Fotógrafo nascido nos Estados Unidos em 11 de junho de 1934.
Combina imagens fotográficas de maneira surrealista, usando a técnica de impressão a partir de negativos múltiplos.
Com o avanço da tecnologia, encontram-se técnicas mais rápidas para a realização de combinação de imagens, mas Jerry Uelsmann continua com as técnicas tradicionais.

“Eu sou simpático a atual revolução digital e animado com as opções de visual criado pelo computador. No entanto, sinto que o meu processo criativo permanece intrinsecamente ligado à alquimia da câmara escura.” (Jerry Uelsmann)

Uelsmann recentemente se aposentou da Universidade da Flórida, Gainesville, onde ele havia ensinado desde 1960. Continua com a fotografia e faz palestras sobre seu trabalho.
             

Homem que está no livro, no mapa, na tabela, em quarto com "teto" céu, 1976

 "Cientista" construção de árvore , 1982

 
Catedral / árvore, 1975 


Número cifra-se em água; porta, 1975

Meditação do mistério, 2001
 Fonte:


    Trabalho realizado com os os 9ºs anos,  a partir da obra:
  "Cientista" construção de árvore , 1982.
Letícia 9ºano 02

Lucas 9º ano 03

Tamires 9º ano 03

 Kamila 9º ano 02

 Brenda 9º ano 02

 Jaciara 9º ano 02

Júlia 9º ano 02

Kaio 9º ano 03

Fernanda 9º ano 03

Bruno 9º ano 03

Jacson 9º ano 01
Emerson 9º ano 03

Caroline 9º ano 02

 Manuela 9º ano 02

Douglas 9º ano 02


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PORTFÓLIO

   As aulas de Arte da EMEF Professor Francisco Solamon acontecem em uma sala ambiente, onde temos um local apropriado para o trabalho com os variados materiais que a disciplina exige.
   Mas, há também a utilização de outros ambientes da escola. Para determinadas atividades o ambiente externo é mais propício; para pesquisa e trabalhos com tecnologias, o ATE (ambiente de tecnologia educacional) nos oferece os recursos ideais e em determinados momentos a própria sala de aula da turma.
   Para os registros destas aulas, contamos com um material chamado portfólio. Uma pasta com folhas plásticas preenchidas com folhas sulfite e almaço.  Neste portfólio os alunos fazem as anotações dos conteúdos teóricos e anexam seus esboços, trabalhos práticos e suas pesquisas . Bem como, as avaliações e autoavaliações.
   Aqui está parte do texto "Registros e Registros" de Terezinha Guerra, retirado do site Arte na Escola:

"Educadores contemporâneos sugerem a organização dos registros dos alunos - e também os do professor - em portfólios, palavra essa que não deve ser desconhecida dos arte-educadores, pois se trata de uma pasta há muito tempo usada por artistas e arquitetos que nelas documentam todo seu percurso profissional, selecionando suas obras mais marcantes e significativas.
Cada aluno pode e deve criar seu próprio portfólio - que é individual -, nele guardando suas produções e documentando toda sua trajetória durante um determinado projeto ou ano escolar, sempre orientado pelo professor que, com sua turma pode combinar os critérios de seleção dos trabalhos que dele farão parte: textos, desenhos, rascunhos, projetos, anotações, reflexões, trabalhos individuais ou em grupo, relatórios, marcos significativos de aprendizagem organizados de forma que evidenciem o envolvimento do aprendiz no processo de ensinar/aprender arte. Cada portfólio é único, tem a marca de quem o fez, com a história única, irrepetível de seu autor."

   Vejamos agora o potfólio da aluna Emanoeli, do 7º ano 03. Registros em andamento no ano de 2011.

CABELOS E PENTEADOS AFRICANOS


   Os nonos anos da EMEF Professor Francisco Solamon receberam como tema para uma produção artística,o tema: Cabelos e Penteados Africanos.
   No mês de agosto, pesquisaram informações e imagens a partir do tema proposto utilizando a internet. Produziram esboços e realizaram anotações.
  Na sala de arte, desenvolveram o desenho sobre folha sulfite A3 e puderam escolher entre tinta guache, lápis de cor ou a utilização dos dois materiais para a pintura.
   O resultado foi muito interessante. Cores, formas e estilos maravilhosos.

   Dica de site com um texto interessante:

Kaio - 9º03

Mateus - 9º03

Eduardo - 9º03

Raiany - 9º03

Quérem - 9º04

Diuly - 9º04

Jenifer - 9º04

Carolaine - 9º04

Sidnei - 9º03

Luana L.  - 9º01

Alexandra - 9º01

Mateus - 9º02

Pâmela - 9º02

Tainá - 9º02

Alexandre - 9º02

Talyene - 9º02

Júlia - 9º02

Kamila - 9º02

Jóice - 9º02

Manuella - 9º02

Jéssica -9º02


Cleiton - 9º03

Anderson F. - 9º01

Marcos Alberto - 9º01

Jackson - 9º01

Amanda - 9º01

Brenda - 9º02

Bruna - 9º01

Mainara - 9º04

Fabiano - 9º03

Lucas H. - 9º03

Edinilson - 9º02

Wilson - 9º02

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PRODUÇÃO DE VÍDEO - 9º ANO 03

      Estamos finalizando o trabalho com a turma do 9º ano 03, onde houve trabalho em equipes para a produção de vídeo a partir do tema África e seus Afro-descendentes. Cada equipe pesquisou e produziu um vídeo seguindo um assunto diferente, abordando o tema proposto.

Equipe: Lilian e Renata
Título: Baobá
      
 
Equipe: Fernanda, Liliane e Raiany
Título: Máscaras Africanas