As aulas de Arte da EMEF Professor Francisco Solamon acontecem em uma sala ambiente, onde temos um local apropriado para o trabalho com os variados materiais que a disciplina exige.
Mas, há também a utilização de outros ambientes da escola. Para determinadas atividades o ambiente externo é mais propício; para pesquisa e trabalhos com tecnologias, o ATE (ambiente de tecnologia educacional) nos oferece os recursos ideais e em determinados momentos a própria sala de aula da turma.
Para os registros destas aulas, contamos com um material chamado portfólio. Uma pasta com folhas plásticas preenchidas com folhas sulfite e almaço. Neste portfólio os alunos fazem as anotações dos conteúdos teóricos e anexam seus esboços, trabalhos práticos e suas pesquisas . Bem como, as avaliações e autoavaliações.
Aqui está parte do texto "Registros e Registros" de Terezinha Guerra, retirado do site Arte na Escola:
"Educadores contemporâneos sugerem a organização dos registros dos alunos - e também os do professor - em portfólios, palavra essa que não deve ser desconhecida dos arte-educadores, pois se trata de uma pasta há muito tempo usada por artistas e arquitetos que nelas documentam todo seu percurso profissional, selecionando suas obras mais marcantes e significativas.
Cada aluno pode e deve criar seu próprio portfólio - que é individual -, nele guardando suas produções e documentando toda sua trajetória durante um determinado projeto ou ano escolar, sempre orientado pelo professor que, com sua turma pode combinar os critérios de seleção dos trabalhos que dele farão parte: textos, desenhos, rascunhos, projetos, anotações, reflexões, trabalhos individuais ou em grupo, relatórios, marcos significativos de aprendizagem organizados de forma que evidenciem o envolvimento do aprendiz no processo de ensinar/aprender arte. Cada portfólio é único, tem a marca de quem o fez, com a história única, irrepetível de seu autor."
Vejamos agora o potfólio da aluna Emanoeli, do 7º ano 03. Registros em andamento no ano de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário