"SEM SONHOS, A VIDA É UMA MANHÃ SEM ORVALHOS, UM CÉU SEM ESTRELAS, UM OCEANO SEM ONDAS, UMA VIDA SEM AVENTURAS, UMA EXISTÊNCIA SEM SENTIDO." (Augusto Cury)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SALA DE ARTE

       Esta é a Sala de Arte da EMEF Professor Francisco Solamon. Aqui vivenciamos o estudo dos conteúdos da disciplina e as lindas produções realizadas pelos alunos.


domingo, 21 de agosto de 2011

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO VI

O desenvolvimento de uma prática pedagógica integradora vem da elaboração de um planejamento, onde o uso das tecnologias aparece de acordo com os objetivos previstos para o conteúdo a ser trabalhado.
Segundo Maria Elisabette Brisola Brito Prado, “é importante que o professor possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias”, pois assim pode relacionar os melhores recursos ao seu projeto e realizar uma exploração que resulte em ações enriquecedoras ao processo de aprendizagem.

ARTE, DIVERSIDADE E TECNOLOGIAS.

Buscando a continuidade para conteúdos étnico-raciais em 2011, onde foi trabalhado a Influência Africana para o desenvolvimento do Cubismo, estamos no mês de agosto realizando vídeos. O programa para a realização dos trabalhos é o Kdenlive, onde o 9º ano - 03 está registrando suas pesquisas a partir do tema África e seus Afro - descendentes.

Na continuidade dos conteúdos étnico-raciais, houve a proposta de trabalho com o programa Kdenlive, a partir do tema África e seus Afro-descendentes, no dia 04 de agosto de 2011.
A turma foi dividida em equipes, onde cada uma recebeu por sorteio um título relacionado ao tema, como por exemplo: máscaras africanas, moda, natureza, música, cabelos e penteados, baobá, símbolos adinkra.
Inicialmente, foi feita a apresentação do programa a ser manuseado, realizando juntamente com a turma ações básicas para o entendimento do processo. Como abrir o Kdenlive, iniciar um clipe de título, escrever, inserir imagem, foi enfatizado a importância de salvar constantemente a produção, entre outras ações necessárias para o início.


Dando continuidade, no dia 11 de agosto de 2011, foi realizado comentário sobre a pesquisa e como as informações devem ser anexadas no trabalho. Escolha de sites, imagens, fidelidade ao título, importância da leitura e escrita buscando elaboração própria de texto e não apenas cópia, apropriação de endereços dos sites onde as informações serão coletadas para registro de referências.
Apresentação de ações mais elaboradas para a construção do vídeo como organização dos clipes, inclusão da música e tempo do clipe, também já foram abordadas.



Temos a previsão de mais duas aulas na próxima semana para a conclusão dos vídeos, a revisão de linguagem, de informações e de organização, para então, propor a reinderização e a apresentação do trabalho concluído.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO V


Trabalhando com a disciplina de Arte, o uso das tecnologias fez inicialmente uma colaboração muito expressiva em relação às imagens. Anteriormente eram produzidos materiais com fotocópias ampliadas para disponibilizar a melhor visualização e sua leitura, além do uso importante dos livros. Hoje em partes ainda se utiliza esse material, mas facilita muito a pesquisa na internet devido à diversidade de opções. Não apenas no trabalho com imagens de obras de arte e sim em qualquer tema a ser trabalhado. Além das imagens houve uma integração, com a pesquisa e uso de diversos recursos.
Com o recurso da fotografia e do Kdenlive, pude observar que a tecnologia faz parte da nova “cultura popular”, como ressalta Pedro Demo. Para a produção de trabalhos, os alunos trouxeram câmera fotográfica, pen drive (para a fotografia ou para escolha de música), entre outros recursos. As pessoas têm contato com mp3, televisão, celular, internet e assim trabalham com diversas ações ao mesmo tempo e com linguagens diferentes de som, imagem e texto e isto pode ser aproveitado de maneira pedagógica. Portanto, percebo que devo sempre buscar conhecimentos para acompanhar e também aprender com informações trazidas pelos alunos.
Na EMEF Professor Francisco Solamon, verifico a importância das tecnologias no PP da escola e em nosso dia-a-dia, ou seja, sempre o ATE está sendo utilizado por várias disciplinas e com metodologias diferentes.

domingo, 14 de agosto de 2011

CMAP TOOLS


MAPA CONCEITUAL - TRABALHO COM 9º ANO 03

Mapa conceitual realizado a partir do trabalho que está sendo desenvolvido com alunos do 9º ano 03, sobre o tema África e seus Afro-descendentes. Para a realização deste mapa conceitual foi utilizado o programa Cmap Tools.




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

VÍDEO: TRABALHOS SOBRE CONTEÚDOS ÉTNICO - RACIAIS

Trabalhos realizados sobre conteúdos étnico-raciais, na disciplina de Arte da EMEF Professor Francisco Solamon em 2009 e 2010, com alunos de 6º ao 9º ano.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VÍDEO FEITO NO KDENLIVE

    Trabalhos realizados sobre conteúdos étnico-raciais, na disciplina de Arte da EMEF Professor Francisco Solamon em 2010, com alunos de 6ºs e 7ºs anos.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

POESIA - AUTORA PROFESSORA MARIA DO SOCORRO

EU PRECISO DE TI
POR QUE TUA PRESENÇA
É ALENTO PARA MEU VIVER
E ME DÁ A CERTEZA
DE QUE TUDO VALE A PENA
QUANDO HÁ UM AMIGO
QUE NOS ACEITA E CORRIGE
SE NECESSÁRIO FOR.

(MARIA DO SOCORRO GOMES MENDES LUCENA)